Como escolher o vinho certo para cada pizza?
Para fazer harmonização de pizza com vinho precisamos levar em consideração dois fatores, em ordem de importância: primeiro, o estilo da pizza e segundo, a cobertura. É o estilo da pizza que dirá como será a massa e a cobertura. Depois de ter isso considerado, ai sim devemos identificar os ingredientes em evidencia na cobertura.
Cada estilo de pizza tem suas particularidade. A pizza ao estilo italiano, como a Napoleta, por exemplo, tem massa bem fina, com borda estufada e queimada, muito molho de tomate e pouco recheio.
Já, a pizza americana, como a Pan, tem a massa alta e aerada, parece até um pão, normalmente tem muito queijo e até ingredientes apimentados. Já as pizzas ao estilo brasileiro varia muito, tem diversas espessuras de massa e sabores dos mais variados. Por isso, a escolha do vinho para harmonizar com a pizza passa por primeiro identificar essas características, antes mesmo dos ingredientes.
Que vinho combina com pizza brasileira?
A combinação de pizza brasileira com vinho é feita pelo sabor.
As pizzas brasileiras levam cobertura generosa, mistura de ingredientes e o molho é quase imperceptível. Nesse caso, é o ingrediente mais aparente que pautará a escolha do vinho.
Normalmente, a pizza leva até o nome desse ingrediente, como Calabresa, Rúcula, Palmito, Atum. Devemos aplicar as regrinhas de harmonização que usamos para o tal ingrediente em outras receitas.
Vinho ideal para cada categoria de pizza
Como existem milhares de sabores de pizza no Brasil, fica complicado indicar um vinho para cada sabor. Dessa forma, dividimos as pizzas por categorias de sabores. Assim fica mais fácil escolher o vinho ideal para sua pizza.
Pizzas com embutidos
Para pizzas com embutidos, como calabresa, lombinho ou peperoni, a opção é um vinho com sabor mais intenso e tânico, para limpar a gordura oriunda da proteína animal. Vinhos das uvas Cabernet Sauvignon, Petit Verdot, Tempranillo e Touriga Nacional vão muito bem. Cuidado apenas com a pimenta. Caso seja muito forte, escolha um vinho com baixo teor alcoólico. Pois álcool intensifica o ardido da pimenta.
Pizzas com queijo
Pizzas que tem queijo como ingrediente principal, como Margherita, muçarela e 4 queijos precisam de um vinho com mais acidez, para limpar a gordura, e aromático, para neutralizar o aroma do queijo. Se o vinho tiver textura untuosa, melhor ainda. Boas opções: Torrontés, Alvarinho, Chardonnay e espumantes brut ou nature.
Pizza com proteína branca
Pizzas que levam proteínas brancas, como frango e peixe, podem ir com vinho branco mais estruturado ou então um rosé. Frango com Catupiry com Chardonnay; atum com um rosé de cor mais escura e aliche com Alvarinho. Pizzas com verduras vão bem com brancos aromáticos, como pizza de rúcula um Chenin Blanc ou palmito com Sauvignon Blanc. E as de legumes ou cogumelos podem transitar entre branco e tinto. Por exemplo, berinjela e cogumelo vão muito bem com Pinot Noir.
Pizza doce
Pizza doce também pode e deve ser acompanhada por um vinho. Os espumantes doces e os vinhos de sobremesa são perfeitos para essas receitas. Combine um vinho do Porto Ruby jovem com uma pizza de chocolate; um colheita tardia com chocolate branco, e um espumante moscatel com uma pizza de banana e leite condensado. Mas se a ideia é inovar, prove harmonizar a pizza doce com um vinho tranquilo. Tente um Merlot para acompanhar pizza com chocolate ao leite, Riesling para a de chocolate branco e Chardonnay com as de frutas. É uma experiência surpreendente.
Sugestão de vinhos que combinam com as pizzas mais pedidas no Brasil
Para quem quer dicas para harmonização de vinho com pizza, aqui vão algumas sugestões de vinhos que combinam com as pizzas mais pedidas no Brasil:
- Pizza de muçarela combina com vinho branco Chardonnay
- Pizza de calabresa combina com vinho tinto Cabernet Sauvignon
- Pizza de 4 queijos combina com vinho espumante brut
- Pizza portuguesa combina com vinho tinto Merlot
- Pizza de frango com Catupiry com vinho branco Chardonnay
- Pizza de atum combina com vinho rosé
- Pizza de chocolate preto combina com vinho do Porto
Vinho para rodízio de Pizza
O vinho para o rodízio de pizza é o espumante. Esse tipo de vinho é considerado coringa. Ou seja, combina com uma grande variedade de ingredientes. E o rodízio de pizza é exatamente isso: pizzas dos mais diversos sabores servidas ao mesmo tempo.
Para o rodízio de pizza o vinho precisa ter acidez alta, para deixar o paladar limpo a cada gole; ser leve, pois será uma refeição pesada; e ter um sabor neutro, para não ser mais um brigando pela atenção. Espumante brut ou nature são os que melhor se adequam a essa situação. Preferencialmente os elaborados pelo método Charmat, pois são mais frescos e leves.
Como combinar vinho com pizza italiana
A escolha do vinho para acompanhar uma pizza ao estilo italiano está associada ao molho de tomate. Na Itália, o molho de tomate é considerado um ingrediente principal na pizza e só vai em receitas que fazem sentido. Inclusive, há duas classificações de pizzas: Rossa, com molho de Tomate, e Bianca, sem molho de tomate.